Empreendedorismo BJI | Cachaça Bousquet investe no mercado externo
“Na fazenda Monte Castelo, de propriedade do
empresário João Luis Bousquet, a produção de cachaça industrial começou há 26
anos e hoje são produzidos até 150 mil litros da bebida, mas atualmente, o foco
do alambique é outro.
O empresário procurando alcançar um tipo de cachaça mais
fino, para atender ao paladar dos estrangeiros, está investindo na produção
artesanal em barris de carvalho.
De acordo com o empresário João Luis
Bousquet, foi seu irmão que surgiu com a ideia, já que não tinha o que fazer
com a produção de cana.
" A região tinha duas usinas, de açúcar e de álcool, que escoavam nossa produção. Quando elas fecharam, meu irmão montou o alambique. E deu muito certo."
" A região tinha duas usinas, de açúcar e de álcool, que escoavam nossa produção. Quando elas fecharam, meu irmão montou o alambique. E deu muito certo."
Depois da cachaça industrial, agora o
alambique se voltou para um mercado mais selecionado, o da cachaça artesanal. E
com a ajuda da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
(FAPERJ) e do Sebrae, foi possível aperfeiçoar os produtos.
Hoje, já são três
marcas e produtos diferentes, incluindo licores, nos sabores Carvalho,
Meladinho e Cravo e Canela.
" O Meladinho é feito do melaço da cana, temos também o Cravo e Canela e o Carvalho que é feito exclusivamente com cachaça envelhecida no barril de carvalho. Estamos na fase de registro dos produtos, mas que degustou adorou e já está esperando começar as vendas", explica o empresário.
A ideia do produtor não é apenas vender para
a região e sim expandir os negócios. Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo,
Espírito Santo são os principais consumidores da cachaça, mas o empresário não
planeja se limitar a apenas vendas no Brasil, e sim investir para fora do país.
E pensando nisso, ele já está se preparando para apresentar seus produtos para
os estrangeiros já aqui no Brasil, durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
'Estou fazendo um trabalho com trabalho com
um distribuidora e algumas lojas do Rio e de Vitória. E também com o apoio do
Sebrae que está fazendo trabalhando as marcas do Rio, além de produzir uma
carta de todas as cachaças do estado do Rio, o que vai dar uma boa divulgação.
Vai ser muito promissor. As expectativas são as melhores possíveis.",
ressalta João Luis Bousquet.”
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Assista a reportagem no vídeo abaixo
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