9º Circuito Cultural Arte Entre Povos expande suas fronteiras

Integração cultural latino americana sobre em direção ao Nordeste brasileiro


O Blog Culturismo BJI reproduz o texto de apresentação do convite virtual do evento, em sua edição 2018:

9º CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS - 2018


Entre os meses de julho, agosto, ocorrerá o 9º Circuito Cultural Arte Entre Povos. Evento que se originou em Bom Jesus do Itabapoana Estado do Rio de Janeiro.

Há 13 anos, ocorria na nossa cidade a 1ª Exposição de Obras de Arte, com uma proposta de integração latino-americana. O evento se expandiu e, há 9 anos, iniciou-se o Circuito Cultural Arte Entre Povos, onde os artistas que vinham a Bom Jesus do Itabapoana passavam a se deslocar para outros municípios vizinhos.

Há quatro anos, o Circuito Cultural deixou de ocorrer apenas no sudeste, passando a ter etapas no sul e no nordeste. A organização nacional passou a ser dirigida pelo Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé (RJ), que, com competência, tem consolidado este movimento que teve suas origens no interior do noroeste fluminense.

No 9º Circuito, a etapa sudeste contará com 6 municípios: Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé, do estado do Rio de Janeiro, Mutum, Lajinha e São Jose do Mantimento de Minas Gerais, e Cachoeiro de Itapemirim, do Espírito Santo. a etapa nordeste contará com 9 municípios: Itiúba, Uauá, Nova Canaã, Guanambi, Salvador, Ipirá, do estdo da Bahia, Nossa Senhora do Socorro e Aracajú do Sergipe, Ipojuca do Pernambuco.

A finalidade deste evento é de promover a integração e o desenvolvimento cultural de nossa região. O idealismo e a qualificação dos artistas que integram o Circuito têm garantido, a cada ano, o crescente êxito do evento.

Nesta edição, o Circuito cultural conta com a participação de artistas e pensadores do Brasil, Cuba e Peru e procura levar todas as manifestações culturais possíveis. 

Exposições, feira de livros, oficinas, músicas, literatura, palestras, teatros, documentários e inaugurações fazem parte deste evento que contam com o competente trabalho e dedicação dos oficineiros que compõem o Circuito Cultural Arte Entre Povos. Articulando artistas, escritores e oficineiros estrangeiros com artistas e escritores locais, promovendo a integração entre os mesmos e com a população dos municípios visitados. 

Saliento, outrossim, que o CCMB – Centro Cultural Maria Beatriz age de modo exclusivamente idealista, sem qualquer interesse financeiro, mas com objetivo único de promover a integração latino-americana. 

O Centro Cultural Maria Beatriz (CCMB), de Laje do Muriaé (RJ), que está à frente da organização nacional do 9º Circuito Cultural Arte Entre Povos, foi inaugurado em 21 de agosto de 2013, dentro da programação do 4º Circuito Cultural.


ETAPA SUDESTE:


6 MUNICÍPIOS e 3 ESTADOS PELA INTEGRAÇÃO CULTURAL LATINO-AMERICANA:
- Bom Jesus do Itabapoana (RJ) – 03 a 05 de agosto
- Laje do Muriaé (RJ) – 06 a 09 de agosto
- Mutum (MG) – 10 a 13 de agosto
- São José do Mantimento (MG) - 14 a 17 de agosto
- Lajinha (MG) – 18 a 21 de agosto
- Cachoeiro do Itapemirim (ES) – 22 a 24 de agosto

ETAPA NORDESTE:

9 MUNICÍPIOS e 3 ESTADOS PELA INTEGRAÇÃO CULTURAL LATINO-AMERICANA:
- Itiúba (BA) – 16 a 19 de julho
- Uauá (BA) – 20 a 22 de julho
- Nossa Senhora do Socorro (SE) – 24 a 26 de julho
- Aracajú (SE) – 27 a 29 de julho
- Nova Canaã (BA) – 31 de julho a 01 de agosto
- Guanambi (BA) – 02 a 04 de agosto
- Salvador (BA) – 05 a 07 de agosto
- Ipirá (BA) – 08 a 10 de agosto
- Ipojuca (PE) – 13 a 31 de agosto

Exposições, oficinas, músicas, teatros, documentários e inaugurações fazem parte deste evento que contam com o competente trabalho e dedicação dos oficineiros que compõem o Circuito Cultural Arte Entre Povos.

Todos estão convidados a participar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas