Cine Teatro Monte Líbano – Símbolo cultural alijado pelo poder público

O desprezo pela história de um povo é capaz de proporcionar situações que contribuem decisivamente no desapego das novas gerações bom-jesuenses com a história da terra que eles vivem e viverão, vamos nesta publicação protestar com saudosismo contra o abandono do Cine Teatro Monte Líbano.


É desolador termos uma joia histórica e arquitetônica completamente fora de uso e do tempo na praça central de BJI, o governo por duas vezes utilizou este tema como subterfúgio publicitário para conquistar a opinião pública, a primeira em 2010 com a visita do ex-governador Sérgio Cabral, e a segunda no final de 2012 em um encontro com as herdeiras do prédio histórico, dentre elas a viúva do ex-governador Roberto Silveira.

Registra-se que existe um processo de tombamento do prédio do Monte Líbano esquecido no Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) desde 2002, e o mesmo teria sido motivado mais pela pressão da Igreja Católica com a possibilidade da Igreja Universal adquirir o prédio para construir um grande templo na praça Governador Portela, do que propriamente por iniciativa cultural do Fantasma-Fogueteiro quando prefeito.



A partir de então nada mais se falou sobre a restauração do Cine Teatro Monte Líbano, mesmo com um espaço precioso para a prática de políticas públicas culturais, este gigante arquitetônico está ficando invisível na rotina do bom-jesuense, além de servir de abrigo do Comunista-de-Araque da prefeita.


Muito provável que o candidato governista venha a anunciar pela terceira vez sobre nosso histórico Cine Teatro Monte Líbano, é prática comum desta turma. 

A esperança é que a partir de 2017 tenhamos um novo governo que tenha aptidão ao diálogo e o entendimento, para se aproximar do Espaço Cultural Luciano Bastos, e juntos desenvolverem um projeto honesto e efetivo para restaurarmos o patrimônio arquitetônico e cultural, em nome do resgate histórico da formação de nossa sociedade.



Imagens extraídas no site da prefeitura de BJI

Comentários

Postagens mais visitadas