quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Efervescência cultural e gastronômica em Rosal

É com satisfação plena que acompanho um encantador processo cultural que se desenvolve em Rosal desde os anos oitenta, em que um grupo de agitadores culturais resolveram inovar os festejos de um distrito serrano, com um movimento musical inesquecível para quem pôde testemunhar.

O “Contra Baixo” se tornou mitológico a ponto de ganhar o imaginário de muitos jovens da época que não conheceram e ouviram os relatos do som e da decoração, ainda mais na época em que se deslocar de Bom Jesus para Rosal era quase uma expedição.

Depois vieram outros movimentos “etílicos-musicais” como o “Para-quedas” que até se tornou atração na sede em algumas festas de agosto, e assim Rosal foi se inquietando em diversas vertentes sonoras, como uma apresentação antológica de Zé da Velha e Silvério Pontes em praça pública nos festejos da Lira 14 de Julho em 2005.

Finalmente a partir de 2011 os rosalenses fizeram Rosal ser conhecida como grande potencial turístico com circuito cultural na realização do primeiro Festival de Sanfona e Chorinho, e com a consolidação do mesmo, veio a reboque o surgimento de um novo movimento que se consolida na segunda edição do “Relatório Final”, que já nasceu ousado e com toda pinta que seguirá o mesmo caminho do Festival de Sanfona e Chorinho.

Os reflexos positivos desta evolução cultural já são notados com alguns estabelecimentos comerciais da sede do município se instalando em Rosal nos eventos festivos, e até a chegada de um empreendimento inovador que agrada a todos que visitam, ou até mesmo os que somente acompanham pelas publicações nas redes sociais.

Estou falando da casa gastronômica “Sou de Rosal” da empreendedora Flávio Borges, gente nossa que faz a diferença, que acertou na mosca ao conceber uma casa que alia uma gastronomia de ponta com um ambiente perfeitamente sintonizado com a atmosfera rosalense, e com uma programação temática que faz com que a casa sempre ofereça alguma novidade para o público.

A novidade da vez promovida pelo “Sou de Rosal” é um inédito "Curso de Cerveja Artesanal de Rosal", que se realizará nos dias 05 e 06 de dezembro que terá atividades também na Pousada do Lalado, sendo sem dúvidas uma empreitada ousada que tem perspectiva de atrair um público distinto ao habituado aos eventos tradicionais, tornando ainda mais diverso o público que vem a conhecer Rosal e seus encantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário