Gente nossa que faz a diferença | Um bom-jesuense atrevido na linha mortal vascaína

Nesta semana compartilhei uma relíquia fotográfica que somente em tempos das tecnologias das redes sociais poderia proporcionar este notável resgate histórico de um notável personagem bom-jesuense que assombrou nos gramados do estádio Carlos Firmo do Ordem e Progresso F. C. sendo descoberto por um olheiro do Clube de Regatas Vasco da Gama, onde Pedro Renato Teixeira Baptista, o nosso “Pedrinho”, também assombrou com sua impressionante capacidade de fazer gols nas categorias de base da colina histórica.
A fotografia desta publicação foi postada pelo ex-companheiro de Pedrinho, o zagueiro Tinho cita que o time de Juniores do CRVG em 1991 era a máquina que simplesmente ganhou tudo que disputou: Campeonato Carlinhos Maracanã, Taça BH, Campeonato Carioca e Taça São Paulo de Juniores, sendo o único título da história do Vasco neste torneio. 


Clique na imagem e conheça a trajetória de Pedro Renato
Este time do Vasco ainda cedeu quatro jogadores para a seleção brasileira que conquistou o tri-campeonato mundial de juniores com grandes atuações de Bruno Carvalho, Gian e Yan. Bons tempos em que São Januário projetava gerações inteiras da base até os profissionais!

Fizeram parte ainda deste timaço jogadores como Bruno Carvalho, Leandro Ávila, Gian, Yan, Hernandes, Jardel e o amigo Bruno Lima, natural de Porciúncula que sempre visitava Bom Jesus do Itabapoana, ressaltando ainda que esta geração foi praticamente toda aproveitada no time de profissionais do Vasco que conquistou o tri-campeonato carioca de 1994, inclusive com o amigo Pedrinho participando de diversas partidas como titular da equipe na campanha.

Um dado do Pedrinho que carece de atualização é que até bem pouco tem ele detinha, ou ainda detém acredito até, o recorde de gols em uma única competição organizada pela Federação de Futebol do RJ, com salvo engano, 37 gols em um único campeonato carioca, feito que nenhum jogador atingiu, sendo que antes dele verdadeiras lendas do futebol mundial disputaram o mesmo campeonato nas divisões de base de seus times.

Em pé: Josenilson, Pimentel, China, Viana, Tinho e Caetano.
Agachados: Pedro Renato, Waguinho, Vitor, Edmundo e Vald
ir.

A fotografia desta publicação mostra uma formação mortal do ataque vascaíno com Edmundo, Waldir e Pedro Renato, sendo que Edmundo não foi campeão da Taça São Paulo de juniores pois na mesma época o técnico do time principal, Nelsinho Rosa, o levou para a pré-temporada com o time profissional para o Brasileirão de 1992.

Depois de sua passagem pelos profissionais do Vasco da Gama, Pedrinho ainda jogou no campeonato português pelo Varzim e alguns clubes da América do Sul, hoje ele é formado em direito e advoga em Itaperuna.

Comentários

Postagens mais visitadas