Relíquias históricas no Museu de Pirapetinga

Ele é administrado e mantido pelo Doutor Norberto Boechat, que reservou uma joia arquitetônica como sede do museu que tem objetos, fotografias e documentos raros da história da formação da sociedade em Pirapetinga de Bom Jesus, o antigo prédio onde funcionava a "roda d’água" que servia para acionar o moinho de fubá, e para geração de energia para a propriedade da família Seródio/Boechat, uma construção histórica de valor inestimável devidamente preservada pelos herdeiros.


Cabe salientar que temos outros museus em Bom Jesus do Itabapoana, salvo engano seriam nove, e nenhum deles tem o reconhecimento e muito menos apoio do poder público, eles são mantidos por seus proprietários e herdeiros, no caso de Pirapetinga temos um acervo fotográfico rico no contexto político, as fichas de inscrições dos atletas do Pirapetinga Futebol Clube dentre tantas preciosidades.


O Museu de Pirapetinga se encontra aberto ao público sempre nos fins de semana e feriados com a presença do Dr. Norberto, e para quem aprecia o conhecimento histórico de nossa terra, o ambiente do mesmo nos proporciona a dimensão exata do valor que se tem na preservação do patrimônio histórico.
Iniciativas como esta merece apoio e reconhecimento, cidadãos bom-jesuenses que se preocupam e se dedicam com a preservação histórica, e ao mesmo tempo eles asseguram nossa própria identidade como povo ao manter ao alcance de todos as diversas histórias e registros que culminaram com o que somos hoje no contexto social.


Comentários

Postagens mais visitadas