Daniel de Lima | Professor de artesanato sustentável com apreço por projetos comunitários

Durante três meses ele ministrou o curso de artesanato com barro no Museu da Cerâmica e articula novos projetos em Bom Jesus do Itabapoana

Ele é do interior de Pernambuco e vive no estado do Rio de Janeiro há dez ano ensinando artesanato na região norte e noroeste fluminense, e em Bom Jesus do Itabapoana ele já está há cinco anos com trabalhos desenvolvidos nas comunidades da Nova Bom Jesus e Usina Santa Maria.

Sua especialidade se encontra na arte sacra esculpida em barro, porém ele também tem especialização em trabalho artesanal com material reciclado com destaque nas produções em garrafas pet.

Na semana passada foi inaugurada a árvore de Natal da usina Santa Maria que foi confeccionada pelos próprios moradores com o professor Daniel na coordenação do projeto de iniciativa exclusivamente popular da comunidade, o trabalho proporcionou um resultado que entusiasmou a comunidade que já projeta a árvore de Natal do próximo ano flutuando no lado da comunidade.

Conversando com ele no Museu da Cerâmica ele revelou ao Culturismo BJI seu novo projeto que está sendo articulado com uma família da Usina Santa Maria consiste em um trabalho que produzirá imagens esculpidas no barro em tamanho humano para criar um atrativo turístico na paisagem local e fomentar novas oportunidades de geração de renda através do artesanato rural.


Daniel é um profissional que nutre enorme apreço pessoal pelo que faz e sua permanência em Bom Jesus do Itabapoana somente nos proporciona benefícios sociais em comunidades periféricas e a margem das ações culturais do poder público municipal.

Ele além de ter encontrado na arte que lhe proporciona prazer pessoal como meio de sustento, ele ainda procura sempre participar de projetos como voluntário. 

Ele tem em sua ideologia em transferir o conhecimento e a habilidade desenvolvida no artesanato com barro levou a participar de diversos projetos sem que tenha sido remunerado, somente pelo prazer em trabalhar a arte com meio de inclusão social.
Ele atualmente é patrocinado pela Petrobras e colabora na coordenação do projeto “Roçarte” que é organizado pelo governo do estado, e abrange s comunidades rurais nas regiões norte e noroeste fluminense.

Comentários

Postagens mais visitadas