Memórias de nossa história

Por Antônio Soares Borges


"AQUI JAZ D. FRANCISCA DE PAULA FIGUEIREDO - FALLECEO A 10 DE NOVEMBRO DE 1874 - ORAI POR ELLA"

“Estamos em Calheiros, 2º Distrito de Bom Jesus, e, este é o túmulo de minha tetra-avó Francisca de Paula Figueiredo (Da. Chiquinha), esposa do Alferes Francisco da Silva Pinto, descrita por Francisco (Zico) Camargo em seu livro "Bom Jesus do Itabapoana" como mulher extraordinária e muito bondosa, que deixou numerosa descendência e, muita história, sendo sobrinha do Visconde de Ouro Preto, Afonso Celso D'Assis Figueiredo, sendo dos 1ºs. a chegar e colonizar o Vale do Itabapoana, vindos de Minas Gerais, no caso, Ouro Preto. 



Relembro, com carinho, o meu tio Hélio, irmão de meu pai, que contava esta (e outras) história(s) e cuidou por muitos anos deste túmulo, que se encontra abandonado deste que ele se foi há quase 20 anos; agradeço ao meu grande amigo Eraldo Salutto de Rezende que levou-me até lá e ajudou-me a fazer uma limpeza inicial (estava tomado por mato e pedaços do reboco da laje, que se encontra precária) para fotografá-lo e divulgar esta história, que passa a ser de todos, parentes e comunidade bom-jesuense, em especial de Calheiros, pois, ao que tudo indica, deve ser o túmulo mais antigo (ou dos mais antigos) em toda a região e pretendemos iniciar um movimento de restaurá-lo com o intuito de preservar a memória de nosso Município.”

Comentários

  1. Também sou descendente do casal Francisco da Silva Pinto e Francisca de Paula Figueiredo. No livro do Francisco Camargo há uma indicação dos ascendentes dela. Mas em minhas pesquisas surgiram dúvidas sobre essa informação. Assim, gostaria de saber de onde veio a informação de que ela é sobre do Visconde de Ouro Preto, que seria uma outra linha, diferente da indicado no livro citado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo!
      Francisca de Paula Figueiredo é irmã do Visconde de Ouro Preto.

      Excluir
  2. Também sou descendente do casal Francisco da Silva Pinto e Francisca de Paula Figueiredo. No livro do Francisco Camargo há uma indicação dos ascendentes dela. Mas em minhas pesquisas surgiram dúvidas sobre essa informação. Assim, gostaria de saber de onde veio a informação de que ela é sobre do Visconde de Ouro Preto, que seria uma outra linha, diferente da indicado no livro citado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas