Vale a pena ver de novo - A nossa praia


Bom Jesus do Itabapoana tem praia sim senhor! E nossa praia fica localizada entre Barra do Pirapetinga e Calheiros, em nossa região serrana e aproximadamente uns vinte quilômetros do centro de Bom Jesus. E desde 2004 que esse paraíso se tornou nosso principal ponto turístico no verão, as pessoas que não tem como viajar para as praias no verão, vem aos fins de semana curtir a praia bom-jesuense. 
E neste domingo ensolarado estive nessa localidade que antigamente era conhecida como a “Cachoeira da Perpétua”, depois passou a ser chamado de “Areal do Alamir” e hoje está popularmente e carinhosamente batizada de “Piuminha”, em uma alusão à Piúma, balneário do litoral sul capixaba muito freqüentado por bom-jesuenses. 

E a cada ano que passa a freqüência desse ponto turístico tem aumentado consideravelmente demonstrando o potencial turístico que temos e que o poder público ainda não se atentou para isso. 
E é sobre a participação do poder público que vamos abordar nesta reportagem , que conforme todos podem observar que neste domingo (28-10) tiveram presentes uns duzentos banhistas se refrescando em nosso “paraíso tropical”, e pra quem pensa que esses registros flagram um grande número de freqüentadores, adianto que no ápice do verão o número é bem maior, principalmente nos feriados, importante lembrar que estamos finalizando outubro, e que a partir de final de novembro é que a freqüência aumenta de vez.

Neste momento abordarei dois tópicos que polemiza com o fenômeno “Piuminha”, que estão na questão ambiental desse fenômeno e na segurança dos banhistas; Com a consolidação desse local como ponto turístico e de interesse público, o governo mediante a essa destacada freqüência de veranistas, tem que de imediato tomar duas medidas, a primeira é limitar o acesso de banhistas, pois a depredação ambiental daquela área já está evidente em nosso paraíso ameaçado, eu particularmente não sei mensurar o número exato de banhistas que esse local suporta, o que não tenho dúvidas é que hoje o número de freqüentadores é muito além da capacidade de lá, além de implantação de lixeiras e placas com mensagens conscientizadoras. A segunda medida é disponibilizar guarda-vidas nos dias de sol e com reforço nos fins de semana, essa praia de água doce também é freqüentada nos dias úteis, e posso afirmar que o perigo naquelas águas é real, tanto que houve ao menos uma ocorrência de afogamento com óbito nos últimos anos. 
ASSISTAM OS VÍDEOS DESSA MATÉRIA
Como chegar

Os banhistas e o lixo
Crianças em perigo

Tem-se a falsa impressão de que trata-se de uma parte tranqüila do Rio Itabapoana, mas não é, há bastante correnteza e o fundo é todo de areia e bastante instável, tudo isso aliado ao grande consumo de bebidas alcoólicas aumentando o risco de afogamentos e acidentes no retorno a Bom Jesus em vinte quilômetros serra abaixo



GALERIA DE FOTOS



Comentários

Postagens mais visitadas